Queridos e amados irmãos em Cristo, amigos deste blog:
Ao encerrarmos esta fase de nossa "Formação Básica" que trata sobre o amor de Deus, agora, em específico, tratando das respostas a ele devidas, passamos a uma terceira e importantíssima ordem de respostas adequadas ao amor do Senhor.
Além do amor a Deus e ao próximo, e de toda a vida moral que daí decorrem, há outra seara de retribuição ao amor do Senhor que podemos dar. Já foi mencionado no anteriormente citado n.° 2069 do Catecismo ma consciência, ao falar da adoração. De fato, a oração em geral é uma forma justa e bela de responder ao amor do Senhor Deus. Na oração, reconhecemos ao Senhor, Sua grandeza e Majestade, Seu amor fiel, Sua santidade, Sua glória, Sua misericórdia e ternura. E essa é uma resposta necessária ao amor de Deus. "Na oração, é sempre o amor do Deus fiel a dar o primeiro passo; o passo do homem é sempre uma resposta. A medida que Deus Se revela e revela o homem a si mesmo, a oração surge como um apelo recíproco, um drama de aliança" (Cat. 2567). "A contemplação é a oração do filho de Deus, do pecador perdoado que consente em acolher o amor com que é amado e ao qual quer corresponder amando ainda mais. Mas ele sabe que o seu amor de correspondência é o que o Espírito Santo derrama no seu coração, porque tudo é graça da parte de Deus. A contemplação é a entrega humilde e pobre à vontade amorosa do Pai, em união cada vez mais profunda com o seu Filho muito amado" (Cat. 2712).
Desse modo, nossa alma, ao contemplar, ao saber e viver o amor do Senhor anseia, e é justo para com o Senhor Deus, quer Lhe responder e reconhecer Seu amor e Sua divindade, quer louvá-lO, quer exaltá-lO e bendizê-lO. De outro lado, vendo nossa pequenez e nosso pecado, pedimos perdão ao Senhor, clamamos por piedade, misericórdia. Ao mesmo tempo, revelando Sua glória e nossa pequenez, fazemo-Lhe pedidos e atos de entrega confiante. Também O adoremos com cânticos e em silêncio. Oramos a Ele pela Escritura, através da Lectio Divina e da Liturgia das Horas. Enfim, acima de tudo participamos o culto público e supremo que é o Santo Sacrifício da Missa.
Por fim, é resposta necessária ao amor do Senhor o anúncio, a Evangelização, a Missão. O amor de Deus que se manifesta em nossos corações, nós não o retemos, mas o transmitimos até os confins da Terra. "O mandato missionário do Senhor tem a sua fonte primeira no amor eterno da Santíssima Trindade: 'Por sua natureza, a Igreja peregrina é missionária, visto ter a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na missão do Filho e do Espírito Santo'. E o fim último da missão consiste em fazer todos os homens participantes na comunhão existente entre o Pai e o Filho, no Espírito de amor (...) O motivo da missão. É ao amor de Deus por todos os homens que, desde sempre, a Igreja vai buscar a obrigação e o vigor do seu ardor missionário: 'Porque o amor de Cristo nos impele...' (2 Cor 5, 14). Com efeito, 'Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade' (1 Tm 2, 4). Deus quer a salvação de todos, mediante o conhecimento da verdade. A salvação está na verdade. Os que obedecem à moção do Espírito da verdade estão já no caminho da salvação. Mas a Igreja, à qual a mesma verdade foi confiada, deve ir ao encontro dos que a procuram para lha levar. É por acreditar no desígnio universal da salvação que a Igreja deve ser missionária" (Cat. n.°s 850-851).
Em breve, então, estaremos meditando sobre o segundo passo do Querigma, o ensino mais fundamental da Santa Igreja Católica. Começaremos a partir das objeções à veracidade do amor do Senhor. Até lá, demos nosso último mergulho no amor do Senhor Deus, e Lhe agradeçamos por dom tão imenso. Rogamo-Lhe ainda que derrame sobre nós Seu Santo Espírito, e nos torne capaz de amá-lO verdadeiramente, a nós mesmos, ao próximo, à Santa Igreja Católica e a Nossa Senhora. Rogamo-Lhe ainda sermos sempre adoradores verdadeiros e anunciadores do Reino de Deus pela Palavra e pela vida. Deus nos abençoe.
Abraços fraternos,
Manoel Guimarães,
Comunidade Paz & Mel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.