Prezados amigos, que acompanham nosso blog!
Fazemos seguir a meditação papal na oração do Ângelus de hoje, primeiro de janeiro, solenidade de Nossa Senhora, Mãe de Deus, dia santo de guarda. O Santo Padre, ao recordar da solenidade da Divina Maternidade de Maria Santíssima, se referiu também a sua mensagem para o dia mundial pela paz, também hoje celebrado, em que falava da necessidade de, ao lado da importante proteção do meio ambiente, a proteção ainda mais importante da pessoa humana e da família. Relembrando também Bento XVI do episódio da apresentação de Jesus no templo e circuncisão, retomou que, neste dia da paz, Maria Santíssima é Rainha da Paz e Jesus Cristo, Príncipe da Paz. De se guardar as sapientíssimas meditações do sucessor de São Pedro. Fiquem com sua íntegra.
Forte abraço,
Comunidade Paz & Mel.
"Queridos irmãos e irmãs!
Hoje o Senhor nos dá começar um novo ano em seu nome e sob o olhar de Maria Santíssima, de quem celebramos a Solenidade da Divina Maternidade. Estou feliz de encontrar-vos para este primeiro Angelus de 2010. Dirijo-me a vós que estais aqui em grande número na Praça São Pedro, e também àqueles que se unem a nossa oração através do rádio e da televisão: desejo a todos que este ano recém começado seja um tempo em que, com a ajuda de Senhor, nós vamos ao encontro de Cristo, à vontade de Deus e assim também melhorar este nosso mundo.
Um objetivo partilhado por todos, um pré-requisito para a paz, é administrar com justiça e sabedoria dos recursos naturais da Terra. 'Se quereis cultivar a paz, cuidem da criação', a este tema, de grande atualidade, dediquei a minha Mensagem para o Dia Mundial da Paz. Quando a mensagem foi publicada, os Chefes de Estado e de Governo estavam reunidos em Copenhague, para a cúpula sobre o clima, de onde emergiu mais uma vez a necessidade urgente de decisões aprovadas a nível global. No entanto, neste momento, gostaria de salientar a importância de proteger o ambiente, também tem as escolhas dos indivíduos, das famílias e do governo local. 'Torna-se agora essencial para uma mudança efetiva de mentalidade que leve a todos a adotar novos estilos de vida' (cf. Mensagem, n. 11). Na verdade todos nós somos responsáveis pela proteção e cuidado da criação. Assim, mesmo neste campo, a educação é essencial: aprender a respeitar a natureza, adaptando-se mais e mais 'a construir a paz a partir da ampla gama de escolhas a nível pessoal, familiar, comunitária e política' (ibid.).
Se tomarmos cuidado com as criaturas que nos cercam, quanto mais consideração devemos às pessoas, nossos irmãos e irmãs! Que respeito pela vida humana! No primeiro dia do ano, quero apelar para as consciências daqueles que pertencem a grupos armados de qualquer tipo. Para cada um e todos que eu digo: Parai, pensai, e abandonai o caminho da violência! Ao mesmo tempo, este passo pode parecer impossível, mas se tiverdes a coragem de o fazer, Deus vos vai ajudar, e sentireis de volta em vossos corações a alegria de paz que talvez esteja esquecido há tempo. Recomendo este recurso à intercessão da Santa Mãe de Deus, Maria. A liturgia de hoje nos lembra que, oito dias após o nascimento do Menino, ela, junto com seu marido José, fê-lo circuncidar, de acordo com a lei de Moisés, e colocar o nome de Jesus, como lhe tinha dado o anjo (cf. Lc 2 , 21). Este nome, que significa 'Deus salva', é o cumprimento da revelação de Deus. Jesus é o rosto de Deus, é a bênção para todas as pessoas e todos os povos e a paz para o mundo. Obrigado, Santa Maria, que destes à luz o Salvador, ao Príncipe da Paz!".
Tradução do italiano pela Comunidade Paz & Mel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.