Caríssimos irmãos em Cristo:
Infelizmente, nesta semana, o Senado brasileiro aprovou o ingresso da Venezuela no Mercosul. A discussão que havia se dava em virtude de ser critério expresso para se ingressar no bloco tratar-se o país de democracia. O ser a Venezuela uma democracia era a dúvida. Considerou-se que não era. Erro crasso!
O presidente venezuelano Hugo Chávez alterou sucessivas vezes a Constituição daquele país a seu bel-prazer, fazendo sumir praticamente o princípio democrático. Agora, o mandato presidencial é de seis anos e pode haver reeleição indeterminadamente. Chávez controla o executivo e o ju
O Cardeal Jorge Urosa Savino, primaz da Venezuela, neste mês, advertiu que há muitos presos políticos na Venezuela, ou seja, pessoas que estão presas, não por terem cometido um crime, mas por serem opositores. Isso que o governo brasileiro tanto condena na ditadura passada, é feito hoje, e muito mais, no nosso desejado companheiro de Mercosul. Aliás, mostra-se o governo federal completamente incoerente, pois, a um lado quer negar a extradição de Batisti a Itália, sob a alegação de que ele fora condenado por crimes políticos, quando na verdade ele foi condenado por crimes comuns, como homicídio e sequestro, ainda que por motivação política, e por outro, apóia Cuba, Venezuela e Bolívia que mantém pessoas presas meramente por discordância política, aí sim "crimes políticos".
O Cardeal Urosa também já denunciou o monopólio da educação pelo Estado e a tentativa de excluir o ensino religioso. Em face disso, o partido socialista venezuelano forjou um e-mail falso para voltar a opinião pública contra o purpurado.
Nesse quadro, é de se lamentar o ingresso da Venezuela no Mercosul.
Resta-nos orar pelo Brasil e pela América Latina.
Forte abraço,
Manoel Guimarães,
Comunidade Paz & Mel.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.