Paz e Mel

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Catequese papal sobre as catedrais, “glória da Idade Média cristã”

 

Queridos e amados irmãos e irmãs:

 

Prosseguimos nossas, retornando de nosso voltar-se especial para o fim do tempo do Advento e para o tempo do Natal e após dois dias de descanso, a meditar as catequeses papais, passando àquela ministrada em 18 de novembro último.

 

O Santo Padre iniciou sua catequese retomando que, nas catequeses anteriores (apresentadas neste blog antes da seqüência do Natal), detivera-se em "alguns aspectos da teologia medieval". No entanto, tão importante quanto o desenvolvimento da inteligência  na inspiração cristã, é o desenvolvimento artístico, também absolutamente envolto em um clima cristão. Com efeito: "a fé cristã, profundamente arraigada nos homens e nas mulheres destes séculos, não deu origem somente a obras-primas da literatura teológica, do pensamento e da fé. Ela inspirou também uma das criações artísticas mais elevadas da civilização universal: as catedrais, verdadeira glória da Idade Média cristã".

 

É preciso considerar que um dos objetivos deste blog ao apresentar esta seqüência de catequeses papais é justamente retirar-se o preconceito para com a Idade Média vigente, incitado pela mídia e meios acadêmicos sem o devido conhecimento ou claramente anti-católicos. É necessário que se tenha uma boa noção do que era a mentalidade cristã altamente introduzida na mente de todo o povo, bem como a consciência das realidades espirituais, especialmente a proximidade da eternidade, do juízo particular, a necessidade de viver a verdade por causa disso, a correção, a justiça, os valores, a família cristã, a simplicidade, o amor, a admissão tranqüila de que a Palavra de Jesus, transmitida pela palavra da Igreja é a verdade, o temor do Senhor amplamente vivido, a desimportância da vida carnal e dos bens aqui adquiridos em face da grandiosidade da vida eterna, tudo isso era vivido. Somente tendo-se consciência da maravilha que era se ter uma sociedade inteira assim, verdadeiramente cristã, é que se pode falar, como o Vigário de Cristo na terra, das catedrais como verdadeira glória da Idade Média cristã, com um certo gozo incontido de saber que o mundo já foi tão mais cristão do que o é hoje.

 

Ao dar conta das razões que proporcionaram esse surgimento das grandes catedrais, além de falar das condições técnicas, evidentemente importantes, o Pontífice Romano aduziu ainda colocou como fatores "um aumento constante da população e pelo progressivo desenvolvimento das cidades, dos intercâmbios e da riqueza". Claramente, de forma muito diversa do que se dá a entender em muitos meios, a Igreja nunca quis o fechamento em feudos; este foi uma conduta necessária em face do caos e da violência das invasões bárbaras. O desenvolvimento das cidades, dos intercâmbios e da riqueza foi benéfico à Igreja e querido por ela. De outro lado, o sucessor de Pedro bem coloca como fator de progresso o aumento constante da população. Esse fato, que é visto pelo individualismo egoísta e consumista, acomodado e fechado do liberalismo capitalista, como um mal, é, na verdade, um fator de desenvolvimento da sociedade. Sim, o aumento da população é sinal de vigor de uma civilização, assim como a diminuição da população é um fator de empobrecimento, senão de morte. O aumento constante da população foi um dos fatores positivos que permitiram a construção das grandes catedrais.

 

A principal razão, porém, foi de ordem espiritual. "foi principalmente graças ao ardor e ao zelo espiritual do monaquismo em plena expansão que foram construídas igrejas abaciais, onde a liturgia podia ser celebrada com dignidade e solenidade, e os fiéis podiam deter-se em oração, atraídos pela veneração das relíquias dos santos, meta de peregrinações incessantes". Realmente, foi o ardor e o zelo espiritual, frutos daquela sociedade que é ela mesmo inteira católica, que permitiu o desenvolvimento das grandes catedrais. De outro lado, como fator altamente positivo dessa época, temos a liturgia, que podia ser celebrada com dignidade e solenidade. Sim, como fatores mais importantes da liturgia temos, não a popularidade, a facilidade, a coloquialidade, mas a dignidade e solenidade, embora outros valores possam ser também importante. É certo que os católicos realmente convertidos de hoje, precisam traçar estratégias para conquistar ou reconquistar os fiéis, com critérios de simplicidade, proximidade, porém, a liturgia é local de dignidade e solenidade, embora certamente outros valores possam a esses ser aduzidos.

 

Uma triste observação precisa ser aqui feita. A Europa de hoje, diferente da medieval, não é mais cristã. Se uma sociedade quase que inteiramente cristã pôde gerar a grandiosidade das catedrais, outra, que vive como se Deus não existisse, num materialismo prático que tornou o politicamente correto e a indiferença religiosa a religião de Estado, tende a perdê-las. Como a dimensão espiritual é mesmo essencial ao ser humano e à sociedade, religião materialista não a atende, deixando o vazio, que será ocupado por alguma religião. Por isso também se vêem tantas igrejas, e possivelmente, em breve, mais e mais catedrais católicas se tornarem mesquitas islâmicas na Europa. O processo já começou e, ao lado dessa dimensão espiritual da crise, há outra, bem material, bem tangível, de cujo cerne já falamos. A população das etnias historicamente européias decresce, cai. A taxa de filhos por casal na Itália e na Alemanha é de 1,3. Se o aumento da população é sinal de vigor, como já se disse, sua diminuição é sinal de falência de uma sociedade. Essa sociedade a-religiosa dará lugar à sociedade islâmica, que pela imigração, ocupa cada vez mais a Europa e, a continuar no ritmo atual, em menos de cem anos será mais de metade da população européia. Se os cristãos, tomados pela mentalidade egoísta e individualista do liberalismo, não têm mais filhos, os muçulmanos tem até dez ou mais filhos por núcleo familiar (lembrando que, de regra, no islã o marido pode ter até quatro esposas). O aumento da população islâmica é sinal de seu progresso assim como a diminuição da população materialista, que renunciou ao catolicismo verdadeiro, é sinal de sua debilidade e morte iminente.

 

Voltando à catequese, recordou o Santo Padre dos estilos artísticos: "assim as igrejas e as catedrais românicas, caracterizadas pelo desenvolvimento longitudinal, em comprimento, das naves para acolher numerosos fiéis; igrejas muito sólidas, com muros espessos, abóbadas em pedra e linhas simples e essenciais". Este estilo ainda apresentou a "introdução das esculturas", em que "os escultores, mais do que preocupar-se com a perfeição técnica, prestaram atenção sobretudo à finalidade educativa". Bem dentro do espírito medieval já apresentado, apareciam as preocupações dos artistas: "Uma vez que era necessário suscitar nas almas impressões fortes, sentimentos que pudessem impelir a evitar o vício, o mal, e a praticar as virtudes, o bem, o tema recorrente era a representação de Cristo como Juiz universal, circundado pelas personagens do Apocalipse".

 

A importância da dimensão espiritual é evidente nesse estilo, como é bom e necessário que seja sempre. "Em geral, são os pórticos das igrejas românicas que oferecem esta representação, para sublinhar que Cristo é a Porta que conduz ao Céu. Os fiéis, cruzando o limiar do edifício sagrado, entram num tempo e num espaço diferentes dos da vida comum. Para além do pórtico da igreja, os crentes em Cristo, soberano, justo e misericordioso, na intenção dos artistas, podiam saborear uma antecipação da bem-aventurança eterna na celebração da liturgia e nos gestos de piedade no interior do edifício sagrado". Sim, dentro da igreja, entra-se num ambiente que quer antecipar o Céu, o Paraíso, a Eternidade. Por isso o gregoriano, por isso a solenidade, a beleza, a musicalidade, a concatenação... A eternidade vale muito mais do que esta vida passageira e na igreja é que me volto para ela. O mundo fica para trás. Embora se viva nele, é preciso que se medite no que lhe é mais importante, que lhe supera em muito.

 

Falou também o pontífice do segundo estilo da época, já demonstrando em boa medida seu significado: "Nos séculos XII e XIII, a partir do norte da França, difundiu-se outro tipo de arquitetura na construção dos edifícios sagrados, a gótica, com duas características novas em relação ao românico, ou seja, o impulso vertical e a luminosidade. As catedrais góticas mostravam uma síntese de fé e de arte harmoniosamente expressa através da linguagem universal e fascinante da beleza, que ainda hoje suscita admiração. Graças à introdução das abóbadas em ogiva, que se apoiavam sobre pilares robustos, foi possível elevar notavelmente a sua altura. O impulso rumo ao alto queria convidar à oração e ele mesmo era uma prece. A catedral gótica tencionava traduzir assim, nas suas linhas arquitetônicas, a aspiração das almas por Deus".

 

Também os vitrais se desenvolveram ainda, dentro do item luminosidade: "Além disso, com as novas soluções técnicas adotadas, os muros perimetrais podiam ser perfurados e adornados com vitrais policromáticos. Em síntese, as janelas tornavam-se grandes imagens luminosas, muito aptas para instruir o povo na fé. Nelas – cena por cena – eram narrados a vida de um santo, uma parábola ou outros acontecimentos bíblicos. Dos vitrais pintados, uma cascata de luz derramava-se sobre os fiéis para lhes narrar a história da salvação e para os envolver nesta história".

 

E a outra qualidade da catedral gótica "é constituída pelo fato de que na sua construção e decoração, de modo diferente mas coral, participava toda a comunidade cristã e civil; participavam os humildes e os poderosos, os analfabetas e os doutos, porque nesta casa comum todos os crentes eram instruídos na fé".

 

Muito bem, como nada substitui a leitura da catequese papal, convidamos a todos que a leiam integralmente, para saborearem do Santo Padre diretamente os pontos que não chegamos a comentar, tendo o presente comentário apenas como introdução ao assunto. Ao final, apenas para não ser omisso, o Pontífice, ao falar da sintonia entre liturgia e arte, antecipou um pouco o que diria no encontro com os artistas, que aconteceria ainda em novembro passado três dias depois da catequese.

 

Não deixem de ler a íntegra da catequese!

 

Forte abraço,

 

Manoel Guimarães,

Comunidade Paz & Mel.

 

"As catedrais, da arquitetura românica à gótica, o 'background' teológico

Queridos irmãos e irmãs

Nas catequeses das semanas passadas apresentei alguns aspectos da teologia medieval. Mas a fé cristã, profundamente arraigada nos homens e nas mulheres destes séculos, não deu origem somente a obras-primas da literatura teológica, do pensamento e da fé. Ela inspirou também uma das criações artísticas mais elevadas da civilização universal: as catedrais, verdadeira glória da Idade Média cristã. Com efeito, durante cerca de três séculos, a partir do início do século XI, assistiu-se na Europa a um ardor artístico extraordinário. Um antigo cronista descreve assim o entusiasmo e a laboriosidade daquela época: 'Verificou-se que no mundo inteiro, mas especialmente na Itália e nas Gálias, se começou a reconstruir as igrejas, embora muitas, por estar ainda em boas condições, não tivessem necessidade de tal restauro. Era como uma competição entre um povo e outro; acreditava-se que o mundo, libertando-se dos velhos trapos, queria revestir-se em toda a parte com a veste branca de novas igrejas. Em síntese, quase todas as igrejas catedrais, um grande número de igrejas monásticas e até oratórios de aldeia, foram então restauradas pelos fiéis' (Rodolfo o Glabro, Historiarum 3, 4).

Vários fatores contribuíram para este renascimento da arquitetura religiosa. Em primeiro lugar, condições históricas mais favoráveis, como uma maior segurança política, acompanhada por um aumento constante da população e pelo progressivo desenvolvimento das cidades, dos intercâmbios e da riqueza. Além disso, os arquitetos encontravam soluções técnicas cada vez mais elaboradas para aumentar as dimensões dos edifícios, garantindo ao mesmo tempo a sua solidez e majestosidade. Porém, foi principalmente graças ao ardor e ao zelo espiritual do monaquismo em plena expansão que foram construídas igrejas abaciais, onde a liturgia podia ser celebrada com dignidade e solenidade, e os fiéis podiam deter-se em oração, atraídos pela veneração das relíquias dos santos, meta de peregrinações incessantes. Nasceram assim as igrejas e as catedrais românicas, caracterizadas pelo desenvolvimento longitudinal, em comprimento, das naves para acolher numerosos fiéis; igrejas muito sólidas, com muros espessos, abóbadas em pedra e linhas simples e essenciais. Uma novidade é representada pela introdução das esculturas. Dado que as igrejas românicas eram lugar de oração monástica e de culto dos fiéis, os escultores, mais do que preocupar-se com a perfeição técnica, prestaram atenção sobretudo à finalidade educativa. Uma vez que era necessário suscitar nas almas impressões fortes, sentimentos que pudessem impelir a evitar o vício, o mal, e a praticar as virtudes, o bem, o tema recorrente era a representação de Cristo como Juiz universal, circundado pelas personagens do Apocalipse. Em geral, são os pórticos das igrejas românicas que oferecem esta representação, para sublinhar que Cristo é a Porta que conduz ao Céu. Os fiéis, cruzando o limiar do edifício sagrado, entram num tempo e num espaço diferentes dos da vida comum. Para além do pórtico da igreja, os crentes em Cristo, soberano, justo e misericordioso, na intenção dos artistas, podiam saborear uma antecipação da bem-aventurança eterna na celebração da liturgia e nos gestos de piedade no interior do edifício sagrado.

Nos séculos XII e XIII, a partir do norte da França, difundiu-se outro tipo de arquitetura na construção dos edifícios sagrados, a gótica, com duas características novas em relação ao românico, ou seja, o impulso vertical e a luminosidade. As catedrais góticas mostravam uma síntese de fé e de arte harmoniosamente expressa através da linguagem universal e fascinante da beleza, que ainda hoje suscita admiração. Graças à introdução das abóbadas em ogiva, que se apoiavam sobre pilares robustos, foi possível elevar notavelmente a sua altura. O impulso rumo ao alto queria convidar à oração e ele mesmo era uma prece. A catedral gótica tencionava traduzir assim, nas suas linhas arquitetônicas, a aspiração das almas por Deus. Além disso, com as novas soluções técnicas adotadas, os muros perimetrais podiam ser perfurados e adornados com vitrais policromáticos. Em síntese, as janelas tornavam-se grandes imagens luminosas, muito aptas para instruir o povo na fé. Nelas – cena por cena – eram narrados a vida de um santo, uma parábola ou outros acontecimentos bíblicos. Dos vitrais pintados, uma cascata de luz derramava-se sobre os fiéis para lhes narrar a história da salvação e para os envolver nesta história.

Outra qualidade das catedrais góticas é constituída pelo fato de que na sua construção e decoração, de modo diferente mas coral, participava toda a comunidade cristã e civil; participavam os humildes e os poderosos, os analfabetas e os doutos, porque nesta casa comum todos os crentes eram instruídos na fé. A escultura gótica fez das catedrais uma 'Bíblia de pedra', representando os episódios do Evangelho e explicando os conteúdos do ano litúrgico, da Natividade à Glorificação do Senhor. Além disso, nesses séculos difundia-se cada vez mais a percepção da humanidade do Senhor, e os padecimentos da sua Paixão eram representados de modo realista: Cristo sofredor (Christus patiens) tornou-se uma imagem amada por todos, e apta para inspirar piedade e arrependimento pelos pecados. Também não faltavam as personagens do Antigo Testamento, cuja história se tornou assim familiar para os fiéis que freqüentavam as catedrais, como parte da única, comum história de salvação. Com os seus rostos cheios de beleza, de docilidade e de inteligência, a escultura gótica do século XIII revela uma piedade ditosa e tranqüila, que se alegra por efundir uma devoção sentida e filial pela Mãe de Deus, vista às vezes como uma jovem mulher, risonha e materna, e principalmente representada como a soberana do céu e da terra, poderosa e misericordiosa. Os fiéis que apinhavam as catedrais góticas gostavam de encontrar aí também expressões artísticas que recordassem os santos, modelos de vida cristã e intercessores junto de Deus. E não faltavam manifestações 'laicas' da existência; eis então que aparecem, aqui e ali, representações do trabalho dos campos, das ciências e das artes. Tudo era orientado e oferecido a Deus, no lugar onde se celebrava a liturgia. Podemos compreender melhor o sentido que era atribuído a uma catedral gótica, considerando o texto da inscrição gravada no pórtico central de Saint-Denis, em Paris: 'Viandante, que queres louvar a beleza destes pórticos, não te deixes ofuscar pelo ouro, nem pela magnificência, mas sobretudo pelo trabalho cansativo. Aqui brilha uma obra famosa, mas queira o céu que esta obra famosa que brilha faça resplandecer os espíritos, a fim de que com as verdades luminosas se encaminhem para a verdadeira luz, onde Cristo é a verdadeira porta'.

Caros irmãos e irmãs, apraz-me frisar agora dois elementos da arte românica e gótica, úteis também para nós. O primeiro: as obras-primas artísticas surgidas na Europa nos séculos passados são incompreensíveis, se não se tem em consideração a alma religiosa que as inspirou. Um artista que sempre deu testemunho do encontro entre estética e fé, Marc Chagall, escreveu que 'os pintores durante séculos banharam o seu pincel naquele alfabeto colorido que era a Bíblia'. Quando a fé, particularmente celebrada na liturgia, encontra a arte, cria-se uma profunda sintonia, porque ambas podem e querem falar de Deus, tornando visível o Invisível. Gostaria de compartilhar isto no encontro com os artistas, de 21 de Novembro, renovando-lhes aquela proposta de amizade entre a espiritualidade cristã e a arte, desejada pelos meus venerados Predecessores, em particular pelos Servos de Deus Paulo VI e João Paulo II. O segundo elemento: a força do estilo românico e o esplendor das catedrais góticas recordam-nos que a via pulchritudinis, o caminho da beleza, é um percurso privilegiado e fascinante para se aproximar do Mistério de Deus. O que é a beleza que escritores, poetas, músicos e artistas contemplam e traduzem na sua linguagem, a não ser o reflexo do esplendor do Verbo eterno que se fez carne? Santo Agostinho afirma: 'Interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar difundida e diluída. Interroga a beleza do céu, interroga a ordem das estrelas, interroga o sol, que com o seu esplendor ilumina o dia; interroga a lua, que com o seu clarão modera as trevas da noite. Interroga os animais que se movem na água, que caminham na terra, que voam pelos ares: almas que se escondem, corpos que se mostram; visível que se faz guiar, invisível que guia. Interroga-os! Todos te responderão: Olha-nos, somos belos! A sua beleza fá-los conhecer. Quem foi que criou esta beleza mutável, a não ser a Beleza Imutável?' (Sermo CCXLI, 2: pl 38, 1134).

Estimados irmãos e irmãs, que o Senhor nos ajude a redescobrir o caminho da beleza como um dos itinerários, talvez o mais atraente e fascinante, para conseguir encontrar e amar a Deus.

 

Fonte:

http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091118_po.html

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